4 Respostas Para Uma Carreira Profissional Bem Sucedida

carreira profissional bem sucedida

Descubra neste artigo quais são as 4 respostas não ignoráveis para uma carreira profissional bem sucedida, segundo nossa entrevistada, Nicole Tomazella, palestrante e coach especialista em carreira profissional.

 

Leia também:

 

Nesta quinta-feira 20/08/2015, a Nicole ministrará um WorkShop Online Revelando As  2 Grandes Coisas que Impedem Você de ter uma Carreira Profissional Bem Sucedida. Inscreva-se Aqui e Participe!

 

1) Frequentemente, ouço pessoas reclamarem que estão insatisfeitas com seu trabalho. Acredito que isso acontece porque as pessoas costumam decidir por uma profissão melhor remunerada, ao invés de escolher uma que seja sua paixão. Como o processo de coaching pode ajudar as pessoas escolherem melhor suas profissões e evitar essas insatisfações?

 

Pesquisas feitas no mundo todo revelaram que em torno de 80% das pessoas estão insatisfeitas com sua carreira profissional. Sensações como dificuldade em se concentrar e focar na atividade, não cumprimento com prazos estabelecidos, desânimo para realizar atividades básicas de rotina e aumento das reações com estresse no quotidiano são as mais comuns presentes nesses profissionais.

 

E essa insatisfação tem algumas causas. As principais apontadas pelo Instituto Deloitte’s Shift Index nos EUA em 2014 são: não se sentir valorizado como profissional, não fazer o que gosta, sentir que não combina com a equipe de trabalho, achar o trabalho estressante, e insatisfação com o salário.

 

Um ponto muito interessante desse cenário é que dessas pessoas insatisfeitas, menos de 10% realmente fazem algo para mudar essa situação. Os demais ou continuam sofrendo em silêncio (e acabam correndo o risco de desenvolver algumas doenças físicas e emocionais) ou permanecem acreditando que são vítimas das situações externas.

 

Para aqueles que decidem mudar sua realidade, e passar a ter reconhecimento e valorização em suas atividades, sentir que seu trabalho tem importância para os outros, para si ou para a sociedade em geral, o processo de Coaching de Carreira tem sido um excelente caminho. O Coaching é uma ferramenta estratégica que ajuda as pessoas a realizarem seus objetivos. Trabalhado de forma estruturada e com metodologia baseada em princípios da psicologia, administração e neurociências, o Coaching ajuda a pessoa a ter clareza de onde está hoje, onde quer chegar, e como vai fazer para que isso aconteça.

 

Qualquer decisão que envolva mudança da situação atual (mesmo que não implique em mudança de emprego) necessita coragem para lidar com desafios que nem sempre são claros às pessoas. O Coach, que é o profissional do Coaching, contribui com seu cliente para ajudar a analisar esses pontos, neutralizar as ameaças do ambiente, e principalmente as ameaças internas (ou seja, os pensamentos que nos impedem de agir) para que ele realmente chegue onde quer e merece. E principalmente, mantendo o foco nisso, lembrando semanalmente de qual caminho o cliente precisa seguir firme para realizar seus objetivos.

 

Participe deste WorkShop Online: 2 Coisas que Impedem Você de ter uma Carreira Profissional Bem Sucedida

 

2) Em sua opinião quais são as 3 principais características dos profissionais de alta performance tem que diferencia eles em sua carreira profissional?

 

A primeira característica é que os profissionais de alta performance sabem priorizar. Diante de tantas situações e acontecimentos de nossa rotina, ele sabe realizar com atenção aquilo que realmente irá leva-lo à situação desejada. Uma dica para conseguir priorizar é todos os dias estabelecer 3 atividades que devem ser cumpridas durante aquele dia. Então todas as outras que aparecerem em sua rotina e que não te levar a cumprir com essas atividades, você deve deixar para outro dia.

 

O outro ponto é que essas pessoas tem uma rotina matinal não negociável, ou seja, eles tem as primeiras horas da manhã para realizar atividades que o mantenham focados e energizados para o dia que terão pela frente. Essa rotina inclui meditação, boa alimentação, exercícios físicos, realizar a lista de prioridades do dia. Eles entendem que se não estão fortes em todo o complexo corpo-mente-espírito dificilmente conseguirão se manter em equilíbrio para realizar suas atividades.

 

E a terceira característica é que eles praticam exercícios físicos com regularidade. Muitas pesquisas já mostraram os benefícios das atividades físicas, principalmente o aumento do fluxo sanguíneo no cérebro, o que contribui para a capacidade de lidar com problemas e a redução do estresse.

 

Participe deste WorkShop Online: 2 Coisas que Impedem Você de ter uma Carreira Profissional Bem Sucedida

 

3) As pessoas costumam associar o sucesso na carreira profissional com reconhecimento financeiro ou a quantidade de riqueza acumulada. É correto pensar desta forma? O que é sucesso para você?

 

Por algum tempo o dinheiro pode sim indicar para a pessoa que ela teve crescimento e reconhecimento em seu trabalho. Porque o retorno financeiro é um indicador visível para todos. Ainda há muita atenção ao “ter”, e isso sim salta aos olhos das pessoas. Acontece que após um tempo, se esse ganho financeiro não proporciona ao trabalhador viver a vida que ele busca, como por exemplo, ter tempo para sua família e atividades sociais, ter período de férias relaxante, qualidade de vida e de saúde, ou tempo para seu lazer, trabalhar para ter um salário perde o sentido. É nesse ponto que muitas pessoas começam a revisar sua carreira profissional. Então, se existisse algo que possamos chamar de “ideal”, seria conciliar o que gostamos, com uma boa remuneração.

 

Eu sei que tenho sucesso quando eu consigo identificar quais são minha principais habilidades e talentos, e consigo coloca-los em prática na maior parte do meu dia, e sinto que isso contribui com o maior número de pessoas possível. E ainda, que o que faço diariamente me ajuda a chegar onde quero, sendo reconhecida pelo trabalho que realizo, e sim, com retorno financeiro (mas esse como um dos pontos, e não o primeiro, nem o central).

 

Participe deste WorkShop Online: 2 Coisas que Impedem Você de ter uma Carreira Profissional Bem Sucedida

 

4) A resiliência é fator chave para ser reconhecido profissionalmente? Se sim, quais os resultados positivos podemos esperar ao adotar a resiliência como comportamento padrão em nossa carreira profissional?

 

A resiliência é um conceito que tem sido frequentemente solicitado pelas empresas, principalmente em momentos de dificuldade e crise. E sim, é uma competência muito importante no crescimento profissional.

 

Acontece que o que muitas empresas pensam sobre o ser resiliente é ainda muito básico, e às vezes até errôneo. Elas entendem que o profissional precisa aprender a lidar com a pressão, ou ter a capacidade de se recuperar diante de pressões e dificuldades, ou seja, qualquer problema que acontecer você te que suportar.

 

Mas a base do conceito de resiliência é a capacidade de transformação. Essa pessoa tem um propósito, um objetivo claro, e diante das adversidades, consegue buscar uma alternativa. Ou seja, o profissional está sempre renovando. Esse profissional não deve ser resistente, mas sim flexível, e protagonista de suas decisões.

 

Além de ter melhores chances de crescer profissionalmente, o ser resiliente contribui para a felicidade no trabalho.

 

Nesta quinta-feira 20/08/2015, a Nicole ministrará um WorkShop Online Revelando As  2 Grandes Coisas que Impedem Você de ter uma Carreira Profissional Bem Sucedida. Inscreva-se Aqui e Participe!

 


 

Nicole-TomazellaNicole Tomazella

Meu objetivo é contribuir com sua realização e felicidade profissional, oferecendo ferramentas para que imediatamente promovam o seu crescimento e o de sua carreira profissional.

http://www.nicoletomazella.com.br/

 


e-book produtividade banner oficial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.