Como Ser um Bom Líder em 6 atitudes básicas

como ser um bom líder

Provavelmente, você chegou até aqui porque quer saber como ser um bom líder. Correto? Então, nós selecionamos criteriosamente 6 atitudes primordiais para se tornar um bom líder.

Qualquer líder empresarial quer liderar, motivar e apoiar sua equipe para atingir a alta performance. No entanto, é comum não ficarmos completamente satisfeitos com os resultados de nossa liderança.

A boa notícia é que você pode se tornar um líder bem sucedido! Tudo que você precisa é colocar algum esforço extra e considerar os 6 passos que nós separamos para você aumenta suas habilidades de liderança.

1. Não tem como ser um bom líder sem conhecimento

Ser um bom líder significa aprender continuamente: aprenda sobre as pessoas com quem trabalha, o seu nicho de atuação, operação do negócio é claro aprenda sobre si mesmo. Não economize tempo ou dinheiro quando o assunto em questão for a sua educação e qualificação profissional. Seja implacável quando se trata de ganhar novos conhecimentos sobre tudo e todos dentro de seu negócio.

Onde investir para ser um bom líder?

  • Assista palestras relevantes na parte da manhã
  • Ouça podcast sobre liderança e assuntos de negócios no caminho do trabalho
  • Inscreva-se em blogs e portais com assuntos relacionados ao seu setor de atuação
  • Matricule-se a novos cursos e assista webinars ministrados por especialistas em liderança
  • Leia  o livro O sucesso Exige Mais  para líderes de alta performance
  • Agende reuniões informais com sua equipe (ou parte dela) para discutir assuntos de trabalho, ouvir novas ideias e possíveis reclamações.

2. Não tem como ser um bom líder sem tomar decisões coerentes

Altamente líderes admirados são decisivos. Eles estão prontos para lidar com decisões difíceis de forma rápida e graciosa. Eles sempre tem tempo para avaliar uma situação complicada antes de tomar qualquer ação.

Grandes líderes tomam decisões racionais. Eles reunir as informações, consideram várias opções e quando é hora de fazer um movimento, eles fazem isso sem medo.

O que teria acontecido se os executivos da Apple decidi se contra à volta de Steve Jobs, após sua demissão?
O que teria acontecido se Henry Ford não decidi se duplicar os salários do trabalhador para atrair melhor força de trabalho?
O que teria acontecido se a Samsung decidi se não introduzir um programa sabático que agora é a chave secreta da empresa para ser uma marca global de sucesso?

Tenha coragem de tomar difíceis, pense fora da caixa e tenha pulso firme!

3. Não tem como ser um bom líder sem saber se comunicar

Grandes líderes sabem a diferença entre apenas passar informações e alimentar a equipe com informações direcionadas a alta performance. Eles fornecem feedback, eles ilustram o conceito, eles motivam e capacitam suas equipes. Eles garantem que a comunicação funcione sem problemas.

Passe a frente as lições de negócios que você aprendeu, para que sua equipe possa evitar esses erros futuros. Ninguém aprende e atinge sucesso por osmose. Seja a chama que conduz sua equipe para um maior sucesso.

4. Não tem como ser um bom líder sem estabelecer limites

Defina seus respectivos limites. Informe a todos na sua empresa que você não vai tolerar certos comportamentos. Esta abordagem irá salvar a todos um monte de frustrações e mal-entendidos. Um bom líder não precisa passar a mão na cabeça de todos os seus colaboradores, é preciso educa-los e concensuar a melhor maneira de trabalho para o bem e progresso da equipe

5. Não tem como ser um bom líder inspirar pessoas

Quando você está passando por uma fase difícil, você deve ser modelo para cada um de sua equipe com um comportamento positivo. Leia este artigo para aumentar sua positividade.

Fale diretamente com sua equipe, ajude os a superar suas dúvidas e preocupações. Ofereça sugestões viáveis e opções alternativas para aqueles que se sentem preocupados com o seu lugar dentro da empresa. Ajude seus colaboradores a resolver os problemas e mostre como seu trabalho do dia-a-dia contribui para a saúde da empresa em geral.

Grandes líderes dedicam seu tempo para estabelecer conexões pessoais com seus colaboradores. Você acha que o fato de você ter alguns momentos preciosos junto a eles, não vai inspirá-los? É a atenção genuína e cuidado que faz isso acontecer. Mostre que você valoriza cada um deles e que você sempre tem os seus melhores interesses no coração.

6. Não tem como ser um bom líder sem uma visão de negócio

Maiores líderes de todos os tempos – Henry Ford, John Rockefeller, Warren Buffett, Steve Wozniak para citar alguns – também eram visionários poderosos. Eles criaram impérios poderosos com a sua forma de ver o mundo.

Se você quiser ter sucesso, você precisa desenvolver uma visão clara do que é o seu negócio ideal. E nunca, nunca mais, perder a fé nele. Mesmo durante os dias difíceis, tenha certeza que você e sua equipe será capaz de realizar qualquer ponto da sua lista. Seja confie no potencial de sua equipe e persista!

Sim, você terá de enfrentar contratempos. Mas não deixe-os intimidá-lo! Aprenda com o seu fracasso, faça ajustes para seus planos e sega em frente com confiança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.