8 Atalhos Mentais para Vencer a Procrastinação [Infalível]

como vencer a procrastinação

Opa! Você deveria estar fazendo outra coisa ao invés de ler este artigo. Adivinhei? Mas devido alguma força desconhecida, você decidiu ler este artigo sobre como vencer a procrastinação. Você merece um tapinha nas costas.

 

Felizmente, a procrastinação não é uma doença. É apenas um estado mental que pode ser alterado, então aqui vai alguns atalhos mentais para você vencer a procrastinação.

 

Você deve estar fisicamente, emocionalmente e mentalmente determinado a mudar esse hábito. Se não, você só vai tentar esconder sua vontade tentadora de fazer outras coisas ao invés de suas tarefas.

 

Aqui estão algumas dicas para melhorar sua produtividade no trabalho e vencer a procrastinação:

 

1. Experimente aplicar (10 + 2) * 5

Vamos começar com um atalho clássico, mas muito eficaz chamado (10 + 2) * 5 criado por Merlin Mann, autor de 43Folders.com. Não se preocupe. Esta não é uma fórmula matemática complicada que você precisa resolver. A (10 + 2) * 5 significa simplesmente 10 minutos de trabalho + 2 minutos de intervalo multiplicado por 5, completando uma hora. É crucial para cumprir os prazos e horários de trabalho e não pular o descanso. Este atalho serve para você criar uma rotina cheia de horários de trabalho e suas pausas. O resultado? Você eventualmente irá ignorar seus horários de intervalo.

 

2. Tenha uma agenda de tarefas

Como qualquer outro hábito, procrastinar é uma parede dura de quebrar. Substitua este hábito com um outro hábito. Quando você está atribuído a uma tarefa, defina uma agenda para cada etapa. Aqui está um modelo de agenda:

  • 09:00 – 09:10 – configurar todas suas ferramentas, abas de navegador, e-mails, café, etc…
  • 09:10 – 10:00 – pesquisa de artigos na Internet
  • 10:00 – 10:45 – verificar os artigos existentes
  • 10:45 – 11:00 – tempo de pausa!
  • 11:00 – 12:00 – fazer um relatório da pesquisa

Os prazos é o melhor atalho para fazer as coisas. Definir um tempo específico para concluir uma tarefa cria pressão de tempo, mesmo que o prazo já tenha estourado.

Esta é uma dica do nosso e-book 27 dicas para turbinar sua produtividade

 

3. Crie uma agenda de descanso

Liste todas as coisas que você quer fazer no seu intervalo de descanso, pode ser navegar na web, verificar seus e-mails, lanchar, tirar selfies, acessar Facebook/WhatsApp — tudo. Use o atalho (10 2) * 5, e eventualmente, você vai ter seus minutos de pausa bem utilizados. Desta forma você conseguirá focar na tarefas quando estiver trabalhando sem desviar sua atenção para fazer as coisas que você gosta.

 

4. Para vencer a procrastinação, use vermelho e azul

Limpe sua mesa e removas as coisas que podem te distrair. Alguns estudos comprovam que as cores vermelha e azul podem melhorar melhorar o desempenho do cérebro, vermelho é indicado para aumentar a atenção aos detalhes enquanto azul aumenta a criatividade. Use essas cores no seu local de trabalho elas trazem benefícios para o seu cérebro, e também é agradável aos olhos.

 

5. Delegado da procrastinação

Escolha uma pessoa para ser o delegado da procrastinação. Pode ser seu colega, seu supervisor ou qualquer outra pessoa, que tenha coragem de repreender você quando você estiver procrastinando. Vamos ver se dessa forma você não vai vencer a procrastinação e de parar de acessar o seu Facebook ou de assistir a um vídeo de gato engraçado no YouTube quando deveria estar realizando suas tarefas. Se você quiser ousar mais, aposte com esta pessoa, dois reais para cada vez que você procrastinar.

 

6. Divida seus grandes projetos em pequenas tarefas

Você tem um projeto grande? Então, divida-o em pequenas tarefas. Crie uma lista de verificação e comece com as mais fáceis até que você termine. Tem um artigo para escrever? Começa com o título e a primeira frase. Ou talvez você tenha que fazer uma apresentação visual? Gastar 15 minutos em seu design, pausa de cinco minutos para o café e, em seguida, conclua os dois primeiros slides. Realize algo, não importa quão pequeno, isso lhe dará aquela sensação de satisfação.

Esta é uma dica do nosso e-book 27 dicas para turbinar sua produtividade

 

7. Para vencer a procrastinação, acabe com as notificações

Limpe a sua mesa e acabe de vez com as notificações de celular ou e-mail. Este atalho mental ajudará você a vencer a procrastinação, permitindo que você se concentre no seu trabalho sem que você seja interrompido pelas notificações de celular ou mensagens de texto. Tenha um ambiente tranquilo.

 

8. Tenha papel de parede inspirador

Quer saber um atalho para se manter motivado e aumentar sua positividade? Então, coloque uma frase motivadora como papel de parede na área de trabalho do seu computador. Você pode colocar a seguinte citação motivadora “Você é o criador do seu futuro.” Esta mensagem vai te fazer refletir sobre os seus objetivos e toda vez que estiver procrastinando esta mensagem vai te fazer lembrar dos seus objetivos e te motivar para alcança-los.

 

BÔNUS: Atalhos extras para vencer a procrastinação, que você pode fazer em casa:

 

9. Faça um treino de 10 minutos pela manhã

É comprovado que exercícios aumentam a sua produtividade e estimula a liberação de endorfina ou “hormônios felizes”. Dê uma corridinha ao ar livre de manhã, isso vai motivar você. Não sente vontade de correr lá fora? Corra em uma esteira. Não invente desculpa para não se exercitar, existem uma série de exercícios que você pode fazer sem precisar comprar nenhum equipamento.

Esta é uma dica do nosso e-book 27 dicas para turbinar sua produtividade

 

10. Redecore o seu quarto

Redecore seu quarto pode motivar você a manter motivado à vencer a procrastinação. Procure colocar cores alegres em seu quarto, coloque um mural de sonhos na parede, crie um quadro com os seus principais sonhos e marque um x toda vez que você realizar um sonho novo, desta forma você pode verificar o seu progresso.

 

11. Para vencer a procrastinação, prepare-se de noite

Antes você cai em sono profundo, prepare tudo que você precisa fazer no dia seguinte. Provavelmente você vai levar 15 minutos, no máximo, poupando-lhe mais tempo para o café da manhã. Se desejar, arrumem suas coisas para o dia seguinte, separe seus sapatos, meias, roupas de ginástica, etc… Você pode também separar sua comida em recipientes a famosa “quentinha” e pegue-a antes de sair.

 

12. Curso Online ideal para vencer a procrastinação

Você gostaria de se transformar em uma pessoa de alta performance e parar de ser um procrastinador e sempre ficar se lamentando porque não consegue realizar seus sonhos? O Evandro Mazuco, do portal Gerenciar o Tempo Agora elaborou um curso chamado Segredos da Alta Performance, onde ele ensina como diminuiu a quantidade de horas trabalhadas e aumentou seu faturamento aplicando 7 técnicas simples que ele revela neste vídeo.

 

E aí, gostou dos atalhos para vencer a procrastinação? Então, compartilhe com seus amigos.

 

produtividade turbo

4 Comentários

  1. Infelizmente não consegui baixar o e-book com as 27 dicas…
    Quebra de link ou similar =(

  2. Excelentes soluções para momentos de decisão.
    Agradeço a publicação Deivid Barros, cheguei até aqui graças ao seu comentário em: http://www.designculture.com.br/como-vencer-a-procrastinacao/comment-page-2/#comment-60006

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.