Matriz de Potencial e Desempenho: Todo Bom Líder Deve Usar

matriz de potencial e desempenho lideranca

Neste artigo você vai aprender a utilizar a matriz de potencial e desempenho e usa-la a seu favor para explorar o potencial de sua equipe e se transformar em um líder de alta performance.

 

Leia Também:

 

Muito se fala sobre a importância de se estabelecer um plano de carreira estruturado de forma a planejar próximas movimentações na equipe e manter e desenvolver talentos. Mesmo tendo consciência da relevância de instrumentos que facilitem esta ação gerencial, não temos tantos cases de sucesso nesta área.

 

Gostaria de turbinar sua produtividade? Então, baixe o nosso e-book com 27 dicas de produtividade!

Empresas como Souza Cruz, SC Johnson, Shell e GE se utilizam amplamente deste recurso para enfrentarem a demanda de desenvolvimento de Lideres, cada vez mais premente na arena competitiva das organizações.

 

Neste vídeo apresento a matriz de potencial e desempenho que pessoalmente já utilizo há bastante tempo para mapear desempenho e potencial a fim de estimular os gestores a refletirem sobre as pessoas e a planejarem os próximos passos e movimentações das equipes.

 

Recomendo que, além de ler este artigo, que assista ao vídeo em que explico em detalhes como colocar em prática este instrumento de gestão de pessoas.

 

 

A matriz de potencial e desempenho é uma das ferramentas mais utilizadas no planejamento e desenvolvimento de sucessão. Ela pode ser uma ferramenta valiosa para quem trabalha em gestão de talentos, ou para qualquer gestor.

 

Gostaria de turbinar sua produtividade? Então, baixe o nosso e-book com 27 dicas de produtividade!

 

Porque Utilizar a Matriz de Potencial e Desempenho

 

A matriz de potencial e desempenho, conhecida também como “Nine Box”, é uma ferramenta simples e eficaz para mapear o talento nas organizações. Ela avalia indivíduos em duas dimensões: o seu desempenho passado e seu potencial futuro.

 

O eixo X (linha horizontal) de 3 caixas avalia o desempenho de liderança e o eixo Y de 3 caixas (linha vertical) avalia potencial de liderança.

 

A combinação de eixo Y e X caracteriza o box em que o líder é colocado.

 

Benefícios de usar a Matriz de Potencial e Desempenho

 

1-    Simplicidade de aplicação: A simplicidade e facilidade de utilização faz com que com um pouco de explicação e facilitação inicial, os gestores comecem a utilizar rapidamente.

 

2-    Preparação: A empresa se antecipa às ações que são necessárias no que se refere ao preparo das pessoas para assumirem os desafios necessários ao crescimento da empresa e ao aproveitamento das competências de cada um de seus líderes.

 

3-    Estimula a participação: Em geral tem-se dificuldade em avaliar pessoas de outras equipes e a sua própria. Com a matriz de potencial e desempenho esta discussão acontece de  forma estruturada através de conversas de forma profissional e produtiva.   Quando utilizada para discussão em grupo, a democratização e assertividade nas avaliações é realmente mais adequada, o que estimula o trabalho em equipe e um preparo de cada gestor para referir-se aos avaliados de maneira mais aprofundada e objetiva.

 

4-    Estabelece critérios e expectativas: Esta é a oportunidade de, na prática, estabelecer critérios e métricas a desempenho e principalmente sobre o que se entende como potencial.

 

5-    Gera plano de desenvolvimento: Os pontos fortes e a desenvolver de cada um ficam claros, inclusive em relação as melhorias necessárias na organização. Tudo isso é matéria prima para criar um plano de carreira e de melhorias de processos organizacionais.

 

Gostaria de turbinar sua produtividade? Então, baixe o nosso e-book com 27 dicas de produtividade!

 

Como Utilizar a Matriz de Potencial e Desempenho

matriz de potencial e desempenho todo bom lider deve usar

Clique na imagem para Ampliar a Matriz de Potencial de Desempenho

 

Numa reunião com gestores, cada um deve expor sua opinião sobre o desempenho e o potencial de cada um de seus subordinados, o que fará com que todos possam visualizar a matriz relatando quantas pessoas estão em cada um dos boxes da matriz de potencial e desempenho.

 

Uma leitura e análise de cada posição repercutirá num plano de ação detalhado dos próximos passos de carreira a serem realizados com cada um. O posicionamento em cada um dos blocos indicará diferentes tipos de abordagens e ações a serem desenvolvidas.

 

É fundamental que estes planos sejam realizados e que o acompanhamento das  ações e resultados seja uma constante em todo o processo.

 

Finalmente

 

Não posso deixar de mencionar que iniciativas como esta, além de preparar ainda mais os Líderes, colaboram para que as equipes percebam um ambiente de ocupação com o desenvolvimento, com a carreira e com o aproveitamento dos talentos internos.

 

Leia Também:

 

paulo-roberto-de-souzaPaulo Roberto de Souza

Coach Executivo com mais de 3.000 horas de atuação. Autor do livro “A Nova Visão do Coaching na Gestão por Competências. Trainer em desenvolvimento pessoal e Formador de Coaches. Fundador da You Can Be Coaching e Gestão Corporativa em 1992.

www.paulorobertodesouza.com.br

 

e-book produtividade banner oficial

1 Comentário

  1. Fabiola disse:

    Gostei muito do conteúdo e já vou começar a utilizar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.